terça-feira, 21 de agosto de 2012

- A quebra da Bolsa de Valores de Nova York






            A quebra da bolsa de valore de Nova York foi a conhecida como a crise econômica que sacudiu as estruturas do capitalismo, os EUA, e o mundo todo.

      Caracterizou-se por um período de recessão econômica, desemprego, queda do PIB dos países.

De 1920 até 1929, os americanos iludidos com uma prosperidade aparente (resultado do crescimento econômico gerado pelas indústrias), compraram várias ações em diversas empresas, até que no dia 24 de outubro de 1929, começou a pior crise econômica da história do capitalismo.


Vários fatores causaram essa crise:

-Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.

- Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito; porém, o poder aquisitivo da população não acompanhava esse crescimento. Aumentava o número de indústrias e diminuía o de compradores. Em pouco tempo, várias delas faliram.

- Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém se metia.

- Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 – dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história).

Um comentário: